Contabilidade
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE INTERNO NO MERCADO SEGURADOR
.
Curso: Ciências Contábeis
Aparecida de Goiânia/agosto
2011
IDENTIFICAÇÃO DO TEMA
A importância do Controle interno no mercado segurador.
JUSTIFICATIVA
Qual a importância do controle interno para a gestão das companhias seguradoras?
OBJETIVOS
GERAL: * Identificar a importância do controle interno no mercado segurador brasileiro.
ESPECÍFICO:
* Compreender como o mercado segurador atua quanto às práticas de controles internos. * Apresentar as vantagens de se ter o controle interno. * Identificar os riscos que as seguradoras podem sofrer por não ter controle interno.
METODOLOGIA
O trabalho consiste em um estudo de referências bibliográficas, cujo objetivo é trazer a sociedade à necessidade e importância do controle interno, alinhar as abordagens metodológicas com a realidade, analisar quanto a adequação do controle interno nas companhias seguradoras. Para tanto será abordado os conceitos de controle interno, ressaltaremos a importância destes controles, e comentaremos como podem ser grandes os riscos e fraudes por falta de um controle interno.
INTRODUÇÃO
O mundo vem se desenvolvendo de forma acelerada, e com isso precisamos nos adequar as mudanças devido a grande competitividade. Percebemos que junto às mudanças aumentam também os riscos, para nos prevenir, uma medida confiável é a adoção do controle interno.
O mercado segurador brasileiro aos poucos vem se adequando aos procedimentos das normas internacionais, podendo atuar com igualdade, evitando maiores riscos e fraudes. A necessidade de procedimentos de controle interno vem se tornando cada vez mais obrigatório, por isso foi criado para o mercado segurador a circular Susep 249/04, que obriga as companhias de seguro adotar controles internos para que facilite a identificação dos riscos. Além de criar o controle interno, as