trabalho
A palavra angiosperma vem do grego angeios, que significa 'bolsa', e sperma, 'semente'. Essas plantas representam o grupo mais variado em número de espécies entre os componentes do reino Plantae ou Metaphyta.
As angiospermas são as plantas de maior ocorrência em nosso planeta, apresentando-se nos mais diversos tamanhos, formas e ambientes. As angiospermas produzem raiz, caule, folha, flor, semente e fruto. A caracteristica mais marcante do grupo é a produção de frutos, que protegem as sementes. As sementes e os frutos são formações derivadas das flores que, nas angiospermas, são peculiares. São dotadas de flores e frutos. É o grupo mais utilizado no alimentação do homem ( feijão, arroz, soja, milho, cana-de-açucar, café , verduras, frutas, caules, raízes)
O pedicelo é responsável pela sustentação da flor ao caule e o receptáculo é a estrutura que prende as sépalas. Estas, em conjunto, são denominadas cálice; e o conjunto de pétalas é a corola.
Na região terminal dos estames há as anteras: estruturas que abrigam o pólen. Já na região basal do gineceu, localiza-se o ovário da flor.
Nas angiospermas , a polinização corresponde ao transporte de grãos de pólen da antera até o estigma da mesma flor ou de outra flor da mesma espécie.
Reprodução
As angiospermas são plantas superiores cujos órgãos reprodutivos localizam-se nas flores. As anteras são os órgãos masculinos: produzem pólen, a célula reprodutora "masculina". Na parte mais interna da flor encontra o gineceu, que é o conjunto de estruturas que compõem o órgão reprodutor feminino.
O reprodução sexuada começa pelo processo de polinização, o transporte dos grãos-de-pólen da antera ao estigma do gineceu. A fecundação cruzada é a mais comum (de uma flor para a outra).
Os processos de fecundação são:
* Anemofilia: Realizada pelo vento.
* Hidrofilia: Realizada através da água;
* Ornitofilia: Realizada pelos pássaros.
* Entomofilia: Realizada pelos insetos.
*