Trabalho
1-TERMOTERAPIA.
1. Definição: A termoterapia é a aplicação de agentes térmicos (frios ou quentes) com finalidade terapêutica. O aquecimento ou resfriamento de um tecido vai depender da natureza do tecido, localização deste tecido e do tipo de agente físico utilizado. De modo geral aplicação do calor levam os tecido a temperatura de 40°C, sendo que a partir de 45°C pode haver lesão. O mesmo pode ocorrer com o resfriamento do tecido. Vale lembrar: cada pessoa possui uma sensibilidade térmica única, que varia de acordo com sua experiência de vida e cultura.
1.2 História: - O homem primitivo procura se expor ao sol para receber seu calor benéfico e efeitos vitalizantes. Sem nenhum tipo de conhecimento, apenas com a capacidade de observação o homem banhou um ferimento em água para curar e friccionou o músculo contundido para aliviar a dor. - Hipócrates(460-375 a.C), que preconizava o uso da água tanto para a cura como para a recreacional. O “pai da medicina”, Hipocrates, considerava a doença um distúrbio do corpo e a cura era o restabelecimento do equilíbrio do corpo; a qual se conquistava através da água, da vida saudável, da luz, dieta, massagem e tranqüilidade psíquica. O pai da Medicina utilizou a água fria para dores articulares, processos inflamatórios e contraturas musculares. A água do mar era utilizada para erupções cutâneas, feridas simples e chagas não infectadas. - Na Idade Média da Europa Ocidental o culto do corpo e os cuidados com a higiene foram abandonados, os conhecimentos adquiridos ficaram fechados dentro dos monastérios.
1.3 Divisão: # Quanto a profundidade e a ação: superficial e profunda. # Quanto a sensação térmica: Hipertermoterapia e Hipotermoterapia.
5. Termodinâmica: # A termodinâmica estuda as relações entre as quantidades de calor trocadas e os trabalhos realizados em um processo físico envolvendo um corpo ou um sistema de corpos. # Calor é definido como uma