trabalho
O plano de contas é um dos fundamentos mais importantes da contabilidade, apesar de não ser muito explorado pelos administradores e empresários,tendo que o planos de contas é a forma de organizar as operações de um jeito claro, assim trazendo um controle para melhor compreensão dos resultados da empresa.
Por tanto,o plano de contas e um agrupamento de elementos ordenados de contas, Sendo que o significado de contas para os contadores e dado aos elementos patrimoniais bens direitos e obrigações.
Tendo como objetivo principal estabelecer normas de conduta para registro das operações,também devem ser levados em conta três objetivos fundamentais:atender às necessidades de informação da administração da empresa; observar formato compatível com os princípios de contabilidade e com a norma legal de elaboração do balanço patrimonial e das demais de¬monstrações contábeis (Lei 6.404/76, a chamada "Lei das S/A”);adaptar-se tanto quanto possível às exigências dos agentes externos, principalmente às da legislação do Imposto de Renda (http://www.portaldecontabilidade.com.br/)
O plano de contas constituído por grandes grupos: Ativo, Passivo,Receitas e das deduções das receitas e dedutivas no resultado.Por sua vez estes grupos também são divididos em sub grupo;
Ativo:
Circulante;são bens e direitos realizáveis num prazo de doze meses (caixa bancos e duplicatas a receber e estoque)
Realizável em longo prazo;que também se caracterização como bens e direitos só que num prazo superior a doze meses (empréstimos a coligadas,títulos a receber,depósitos compulsórios). Permanente são intens. que não se destinam a venda,de longa duração (investimentos,imobilizados e intangíveis).
Ou seja o Ativo representa a parte positiva do patrimônio,bens e direitos.
Passivo
Circulante;são obrigações exigíveis num prazo de 12 meses( fornecedores,salario a pagar,impostos a recolher e contas a pagar)
Exigível ao longo prazo;também são obrigações num prazo superior as 12