Trabalho
LICENCIATURA EM QUÍMICA – TURMA 2011/2 – SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
AVALIAÇÃO – VALOR: 10,0 – DISCENTE: NOTA:
QUESTÃO 1 (Valor: 4,0). Disserte sobre o quadro abaixo, elaborando como síntese da teoria sociológica de Émile Durkheim pelo professor José Albertino Rodrigues.
RESPOSTA:
Tomando como base a sociedade como organização central, onde, segundo Durkheim, ocorrem os fatos sociais e, de onde se emanam os efeitos coercitivos sobre indivíduos e grupos; temos como ponto de partida a ‘Solidariedade Social’, um conceito oriundo de Durkheim. Ele chegou a este conceito ao estudar a organização social, que para ele seria o cerne da vida social. Neste contexto, classificou a solidariedade social como sendo do tipo mecânica ou orgânica.
O conceito de solidariedade mecânica está ligado às ideias de consciência coletiva (ou comum), onde a moral aparece interligada aos traços constitutivos de consciência coletiva. Este pensamento coletivista estaria na base de pertencimento a uma nação, a uma religião, à tradição, à família, etc. onde sua vontade são o desejo e a vontade da coletividade, do grupo, o que, para Durkheim proporciona uma maior coesão e harmonia social.
Na solidariedade orgânica, Durkheim relaciona-a a ideia de divisão do trabalho social, ao advento do capitalismo que se ampliando e requerendo, exigiu cada vez mais funções especializadas, se ampliando a divisão do trabalho social, havendo espaço para o desenvolvimento de personalidades e uma maior valorização individual. Essas foram as principais condições para o surgimento das sociedades com solidariedade do tipo orgânica, onde o traço mais marcante é o processo que ocorre de individualização dos membros dessa sociedade.
Tanto a solidariedade mecânica como a solidariedade orgânica tem em comum a função de proporcionar uma coesão e coerção social na ligação entre os indivíduos. Em ambas existem regras gerais,