trabalho
Aluna
RA:
Disciplina : Psicologia da Educação
Professora:
Tema
Mecanismos de defesa
Mauá 16 de setembro de 2014
Existem pelo menos quinze tipos de mecanismos de defesa conhecidos e explicados pelas teorias da psicologia. Entre eles, podemos citar: compensação, expiação, fantasia, formação reativa, identificação, isolamento, negação, projeção e regressão. Os mecanismos de defesa são determinados pela forma como se dá a organização do ego: quando bem organizado, tende a ter reações mais conscientes e racionais. Todavia, as diversas situações vivenciadas podem desencadear sentimentos inconscientes, provocando reações menos racionais e objetivas e ativando então os diferentes mecanismos de defesa, com a finalidade de proteger o Ego de um possível desprazer psíquico, anunciado por esses sentimentos de ansiedade, medo, culpa, entre outros. Resumindo, os mecanismos de defesa são ações psicológicas que buscam reduzir as manifestações iminentemente perigosas ao Ego.
*Projeção : Consiste em atribuir ao outro um desejo próprio , ou atribuir a alguém algo que justifique sua própria ação .
Ex: O aluno criou o hábito de colar nas provas dizendo para se justificar , que os outros colam ainda mais que ele .
*Compensação : Esse mecanismo de defesa tem por características a tentativa do individuo de equilibrar suas qualidades de deficiência .
Ex:Um grupo de alunas não estão com boas notas mas se consolam por serem bonitas .
*Defesa de reação : Consiste em ostentar um procedimento e externar sentimentos ,ambos opostos aos impulsos verdadeiros , quando são inconfessáveis.
Ex: Um professor que é pouco querido , recebe do aluno uma atenção por vezes exagerada para que este convença a si mesmo que é bom aluno.