arvoras
Embora o inglês é o idioma oficial, falam-se mais de 35 dialetos como o bamba, nyanja e tonga. Gozam de uma admiração especial os barotse, cujo rei, com a mundaça de estação, traslada-se em uma processão de canoas de grande atrativo turístico. A tribo balla leva um curioso penteado em ponta conseguido com pasta de estrume de antílope. São muito espetaculares os ritos fúnebres e os exercicios de iniciação dos pretos.
ENTRETENIMENTO E FESTIVIDADES
ENTRETENIMENTO
Nas cidades mais importantes existem alguns locais noturnos de influência inglesa. Porém, os principais entretenimentos são os esportes de aventura e a visita aos Parques Nacionais. Em Livingstone é possível contratar um guia para ver o Parque Nacional Mosi-Oa-Touya onde habitam rinocerontes brancos.
Outra possibilidade é alugar embarcações para descer pelo rio Zambeze, vendo os hipopotamos e olifantes. Pode-se praticar o rafting, vôos por cima das cascatas e outros esportes como o trekking e puenting. A entrada aos parques nacionais é considerável em relação a outros países.
Parque Nacional de Kafue
Tem uma extensão de 22.400 quilômetros quadrados, é um dos maiores da África. Os meandros do rio oferecem aos amantes da pesca uma boa possibilidade de pôr em prática suas habilidades. São prolíficos os pequenos antílopes, variedades de pássaros e zonas úmidas. O principal acesso é via Mumbwa desde Lusaka, ou através do sul do Parque via Namwala vindo de Livingstone (só na estação seca).
Parque Nacional Luangwa
Com 9.050 quilômetros quadrados de extensão é dos mais selvagems e cheios de vida animal. A atração principal é fazer safaris por todo o parque.
FESTIVIDADES
São dias festivos oficiais o 1 e 4 de Janeiro; o 12 de março, Dia da Juventude;