TRABALHO
Avaliação da potabilidade de poços rasos de um bairro tradicional de Curitiba-PR
b) Introdução.
Nos dias atuais é incontestável que o meio ambiente se relaciona diretamente com a saúde. São inúmeras as possibilidades em que problemas ambientais interferem na saúde humana (GIATTI, 2009).
A água constitui um dos elementos de maior distribuição e importância na crosta terrestre. Todos os processos metabólicos dos seres vivos dependem de sua ação.
Além disso, o homem precisa de água para suas múltiplas atividades (MOTTA, 1999). A água doce, utilizada mais facilmente para o consumo humano, é um bem natural renovável, apresentando variações de volume com as mudanças climáticas, pois está armazenada em reservatórios superficiais e subterrâneos e nas áreas glaciais ficou acumulada nas grandes geleiras.
c) Materiais e métodos.
Estudo a ser realizado consiste em uma pesquisa exploratória e descritiva com a utilização da abordagem quatitativa. Para Santos (2007), a pesquisa exploratória faz a primeira aproximação ao tema, visando criar maior familiaridade em relação ao fenômeno ou processo estudado e a pesquisa descritiva realiza o levantamento das características componentes do fenômeno estudado.
A abordagem quatitativa tem como objetivo obter um entendimento mais profundo, do objeto de estudo (LANDIM, et al., 2006).
As informações serão colhidas por meio de:
Através de análises microbiológicas de bactérias heterotróficas, coliformes totais e Escherichia coli e medições de pH.
Inspeções visuais das fontes de água e das condições higiênico-sanitárias adjacentes
d) Apresentação dos dados.
Foram encontradas bactérias heterotróficas e coliformes totais em todas as amostras analisadas, enquanto o indicador fecal E. colifoi observado em 40% dos poços avaliados. As fontes não se encontravam isoladas e a abertura dos poços, em alguns casos, se encontravam à mesma altura do solo, carreando materiais da superfície durante período chuvoso.
e) Discussão dos