TRABALHO
QUADRO NATURAL
Analisando o quadro natural desse país podemos observar significativas diferenças entre sua porção oriental e a ocidental.
*China Ocidental – apresenta um relevo acidentado e elevado destacando-se a presença da Cordilheira do Himalaia (dobramento moderno que ultrapassa 8.000 metros de altitude) e o Planalto do Tibete (com altitudes ao redor de 5.000 metros). Mas curiosamente também surgem depressões. O clima é predominantemente frio e seco com a ocorrência de desertos (Gobi e Takla Makan) e rios intermitentes. Nas regiões montanhosas do oeste nascem rios importantes que correm em direção ao sul e sudeste asiático e leste chinês.
*China Ocidental – apresenta um relevo acidentado e elevado destacando-se a presença da Cordilheira do Himalaia (dobramento moderno que ultrapassa 8.000 metros de altitude) e o Planalto do Tibete (com altitudes ao redor de 5.000 metros). Mas curiosamente também surgem depressões. O clima é predominantemente frio e seco com a ocorrência de desertos (Gobi e Takla
Makan) e rios intermitentes. Nas regiões montanhosas do oeste nascem rios importantes que correm em direção ao sul e sudeste asiático e leste chinês.
QUADRO HUMANO
Observando com atenção o que foi exposto acima sobre o quadro natural você deve ter percebido que a porção oriental apresenta aspectos mais favoráveis a fixação do homem. O lado ocidental é mais rude, agressivo à presença humana. Dessa forma, encontramos 10% dos chineses no oeste e 90% no leste. Muito cuidado com esses percentuais da população desse país devido ao elevado número de habitantes que a China possui. Esses percentuais acabam representando a população de um Japão no oeste e o equivalente a nove vezes a população japonesa no leste. A China Oriental pode ser considerada o maior formigueiro humano do planeta.
Indicadores da população
Fecundidade 1,8
Natalidade 17%
Mortalidade 8%
Mortalidade Infantil 41%
Expectativa de vida 68/72
QUADRO ECONÔMICO