Trabalho
Primeira aula téorica
Introdução ao conceito de células, organelas, membrana plasmática e núcleo
Célula:
A versão da teoria celular hoje diz: As células são as menores unidades morfológicas e fisiológicas de todos os seres vivos. As propriedades de um organismo dependem da característica de suas células. As células somente se originam de outras células pré existentes, e a continuidade desse processo, depende do material genético.
Organelas:
No citoplasma das células eucariótcas (Que possuem membrana celular ou carioteca), existem estruturas chamadas organelas.
Algumas dessas estruturas são:
Mitocôndria; função: Respiração celular
Centríolos; função: Formação de cílios e flagelos
Ribossomos; função: Síntese proteíca
Lisossomos; função: Digestão celular
Complexo Golgiense; função: Acúmulo e eliminação de secreções e síntese de alguns tipos de carboidratos
Retículo endoplasmático granuloso (Rugoso); função: Transporte de substâncias dentro da célula e síntese de proteinas e lipídios
Retículo endoplasmático não granuloso (Liso); função: Transporte de substâncias dentro da célula, síntese de esteróides, fosfolipídeos e de colesterol, inativação de certos hormônios, inativação de substâncias nocivas ao organismo (Alcool e drogas) e condução intracelular do impulso nervoso nas células do músculo estriado.
MEMBRANA PLASMÁTICA OU MEMBRANA CELULAR
Nome dado ao envoltório que delimita o espaço celular, contém o citoplasma, constitui as organelas e permite que as células troquem substâncias com o meio. Apresentam permeabilidade seletiva, controlando a entrada e saída de substâncias das células.
COMPOSIÇÃO DA MEMBRANA PLASMÁTICA
Lipoproteíca (Fosfolipídeos e proteínas): MODELO DE MOSAÍCO FLUÍDO.
BICAMADA LIPÍDICA É FLUÍDA: A fluidez é fundamental para; plasticidade, mobilidade e reorganização das membranas, além de permitir que proteínas especiais transportem substâncias.
PERMEABILIDADE DA MEMBRANA