Trabalho
2- As principais características da lógica no pensamento aristotélico são: instrumental, formal, propedêutica ou preliminar, normativa, doutrina da prova e geral e atemporal.
3- O objeto da lógica é a proposição, que exprime, por meio da linguagem, os juízos formulados pelo pensamento.
4- Categorias são palavras não combinadas com outras e que aparecem em tudo quanto pensamos e dizemos. É definida como “aquilo que serve para designar uma coisa”. Há dez categorias, são essas: substancia, quantidade, qualidade, relação, lugar, tempo, posição, posse, ação e paixão ou passividade.
5- A extensão e a compreensão. Extensão é o conjunto de objetos designados por uma categoria e compreensão é o conjunto de propriedades que essa categoria designa.
6- A extensão e a compreensão permitem classificar as categorias em três tipos: gênero, espécie e individuo.
7- Proposição é um discurso declarativo que enuncia ou declara verbalmente o que foi pensado e relacionado pelo juízo. Ela reúne ou separa verbalmente o que o juízo reuniu ou separou mentalmente. Seus elementos são o sujeito e o predicado.
1- Por que a lógica não entra na classificação aristotélica das ciências?1- Por que a lógica não entra na classificação aristotélica das ciências?1- Por que a lógica não entra na classificação aristotélica das ciências?1- Por que a lógica não entra na classificação aristotélica das ciências?1- Por que a lógica não entra na classificação aristotélica das ciências?1- Por que a lógica não entra na classificação aristotélica das ciências?1- Por que a lógica não entra na classificação aristotélica das ciências?1- Por que a lógica não entra na classificação aristotélica das ciências?1- Por que a lógica não entra na classificação aristotélica das ciências?1- Por que a lógica não entra