trabalho
Na antiguidade em meados do ano 3000 A.C, uma das primeiras manifestações contábeis, foi quando o homem primitivo começou á praticar a contabilidade rudimentar como o ser humano e um ser pensante, inteligente logo encontrou uma forma de fazer registros utilizando gravações e outros métodos, através de seus instrumentos de caça e pesca e seus rebanhos.
Na Mesopotâmia uma região situada entre os rios tigre e Eufrates no atual Iraque foi encontrado os primeiros registros patrimoniais que os povos antigos usavam pra gravar suas propriedades.
Os séculos passaram e surgiram as novas civilizações em torno do Baixo Nilo na planície de inundação a agricultura floresceu e com ela o povo do Egito .O Papiro foi o primeiro livro contábil encontrado nas margens do grande rio onde os escribas registravam os polimentos e movimentos.
Nos portos de Tiro e Cidom o povo Fenício navegava pelo mediterrâneo expandindo suas redes de comercio foram eles os primeiros a desenvolverem as trocas monetárias a mudança significativa que ocorreu foi que eles simplificaram os registros por símbolos.
O reinado romano se expandiu por toda Europa, norte da África e oriente médio,nascia o maior e mais desenvolvido império, conquistaram povos e nações levando a paz romana e o mais disseminando o sistema juridico de contabilidade organizada. Mais impérios crescem e morrem, logo em seguida os árabes invadem a península ibérica trazendo obras manuscritas de contabilidade que influenciaram o comercio daquela época.
Nessa época de grandes acontecimentos ,as artes e ciência se desenvolviam e o mundo deixava a idade das trevas nascendo ai o renascimento e com ele o Luca Paccioli frade fanciscano autor de uma obra que expõe o método das partidas dobráveis a contribuição dele para a contabilidade foi todo lançamento de sua obra a credito numa conta faz com que surga outra conta onde e registrada a mesma importância a debito .
O método de partidas dobráveis são