Crítica ao preconceito baseada na música "lavagem cerebral" de Gabriel O Pensador
O preconceito é uma questão cultural e antiga, que está presente na sociedade, direta ou indiretamente. Na nossa opinião, como a própria palavra já diz é um pré-conceito, é julgar sem conhecer, e podemos dizer que os preconceituosos são pessoas ignorantes, ou como diz a música, o preconceito “ É uma burrice coletiva sem explicação”. Visto que vivemos em tempos modernos, o esperado seria agir de forma mais consciente. E quem deveria dar exemplo nesse sentido é o primeiro a agir de modo preconceituoso, principalmente por pregar que não existe o preconceito. Muitas vezes é difícil perceber se temos algum tipo de preconceito, porque o coração é traiçoeiro. Assim, é fácil nos enganar achando que não somos preconceituosos ou que temos motivos válidos para ter um conceito ruim sobre pessoas de determinados grupos.
É difícil perceber se somos influenciados por algum preconceito, por exemplo, se estivermos andando numa rua sozinhos à noite e dois homens que nunca vimos antes se aproximarem e percebemos que são fortes, e um deles parece carregar algo na mão. Rapidamente concluiríamos que esses homens representam uma ameaça e a nossa intuição talvez nos diga para sermos cautelosos numa situação como essa. Mas não há como determinar se esses homens são realmente perigosos só com base na intuição. Uma questão mais importante seria: de qual raça ou grupo étnico você imaginou que esses homens eram? A nossa resposta à essa pergunta pode revelar muito sobre nós. Pode indicar até que ponto fomos afetados pelo preconceito.
Na verdade, se pensarmos bem, todos nós somos influenciados por algum tipo de preconceito. A forma mais comum de preconceito é julgar as pessoas pela aparência. Essa é uma tendência humana, e os resultados muitas vezes são desastrosos. O preconceito quase sempre pode ser vencido quando as pessoas conhecem umas às outras. Quando as pessoas fazem isso, a suspeita é