trabalho
Um dos métodos eficazes e econômicos de se purificar metais é através da Eletrólise. A eletrólise ocorre em células eletrolíticas, com dois eletrodos ligados aos terminais de um gerador de corrente contínua. Sabe-se que em uma célula eletrolítica existe um cátodo e um ânodo.
Cátodo: É o eletrodo negativo que atrai cátions, e é nele que ocorre a redução do cátion.
Ânodo: O eletrodo positivo que atrai ânions e, por isso, é aqui que se dá a oxidação do ânion.
Purificação do Cobre
O Cobre da forma como é encontrado na natureza possui impurezas, como prata, ferro, ouro, zinco. Através da eletrólise é possível isolar este metal obtendo-o na forma pura.
O cobre impuro funciona como ânodo e uma solução aquosa de sulfato de cobre funciona como eletrólito, esta fica dentro da célula eletrolítica. O cátodo da célula é o próprio Cobre em alto grau de pureza. - O cobre é transferido do ânodo para o cátodo enquanto que as impurezas ficam em solução. O Cobre no estado puro se acumula no cátodo e desta forma pode ser utilizado. A partir desse processo permite conseguir cobre com pureza da ordem de 99,9%, que é indispensável na produção fios usados na rede elétrica.
Cátodo: Cu 2+ + 2e = > Cu (a barra de cobre fica revestida de íons)
Ânodo: Cu => Cu²+ + 2e- ( a barra de cobre impuro sobre corrosão)
Para cada cátion que deixa a solução e adere ao cátodo, o ânodo despeja um cátion na solução. As impurezas dão origem à lama anódica que se depositará no fundo da tuba eletrolítica.
Purificação do alumínio
A Aluminita (Al2O3), também conhecida como óxido de alumínio, é colocada no estado fundido em um tanque de ferro revestido com carbono. Esse tanque funciona como cátodo. - Os ânodos são constituídos de bastões de carbono mergulhados na Aluminita fundida. - As reações de oxirredução promovidas por esse processo originam Alumínio puro no cátodo. Equações