trabalho
Devido à rápida evolução na linguagem contábil no âmbito internacional o
Brasil se viu frente a um novo desafio no qual era a iminente a necessidade da convergência contábil entre as normas geralmente aceitas no Brasil com as normas internacionais. A expectativa com a adoção do IFRS era de que com a convergência contábil das normas contábeis aos padrões internacionais resultariam em mudanças fundamentais no ambiente dos negócios facilitando a interpretação e emissão das informações contábeis. Em face dessa realidade é necessário visualizar os impactos e a atual situação da contabilidade brasileira e o caminho a ser seguido.
Palavras-chave: BR GAAP. IFRS. Demonstrações Contábeis.
1. Introdução:
Mantendo a constante evolução das práticas aplicadas a contabilidade brasileira e em conformidade com conceitos e práticas internacionais no contexto profissional, o
Brasil iniciou no ano 2007 a adoção ao International Financial Reporting Standards
(IFRS - Normas Internacionais de Relatórios Contábeis).
2
Neste processo de adoção, houveram diversas vertentes que dificultaram a implantação no Brasil, dentre os principais impactos estão: impacto cultural, impacto financeiro e legislação tributária.
Frente à globalização dos mercados faz-se necessária à harmonização das normas contábeis nacionais, International Accounting Standards (IAS - Normas
Internacionais de Contabilidade) e ainda atender a legislação tributária do Brasil.
Nesta convergência contábil, que busca a eliminação das diferenças das práticas, foram detectados vários problemas dificultaram a harmonização, como por exemplo, a forma de interpretação das normas, o alto custo para formação de equipe ou qualificação da já existente.
Neste sentido, é fundamental não somente o conhecimento das principais normas internacionais, como também saber comparar e explicar as diferenças de resultados de acordo com a norma utilizada para elaboração das demonstrações.
Um dos enfoques da pesquisa