trabalho
Neste experimento depois de preparados as ferramentas e amostras, foram tomadas as medidas de diâmetro externo de uma porca, arruela, esfera de vidro e uma esfera de metal, sendo utilizado respectivamente um Paquímetro, um Micrômetro.
Nos experimentos de tomada de medidas com ferramentas de maior precisão, nota-se que mesmo peças de materiais mais rígidos, se produz medidas diferentes de tomadas em tomadas, tornando necessário certos cálculos científicos para se chegar a um resultado mais próximo possível da precisão dessas medidas.
Tais medidas diferentes podem ser resultantes de muitos fatores, entre eles, a falta de habilidade de quem tomou as medidas ou também um melhor ajuste das meças medidas em suas respectivas ferramentas de medição.
2. Objetivo
Por meio de paquímetro (com precisão de 0,05) e micrometro (com precisão de 0,01) foram realizada uma serie aferições do diâmetro externo com o intuito de obter a melhor e a pior amostra, utilizando assim quatro amostras distintas.
Aprender também a manipular dois equipamentos de medidas de maior precisão: Paquímetro e Micrômetro, para que com eles sejam obtidos os dados necessários. Esses dados foram obtidos através do diâmetro externo dos copos distintos.
3. Introdução Teórica
Um dos procedimentos fundamentais da física é a medição de dados para a verificação de erros e incertezas.
O paquímetro e o micrômetro são dois importantes instrumentos de medida; suas medidas oferecem incertezas de décimos, centésimos ou até mesmo de milésimos de milímetro (como é o caso do micrômetro). Bem como a própria balança de precisão que pode nos fornecer dados de massa precisos de objetos bem leves.
3.1. Paquímetro
O termo Paquímetro vem do Grego: (paqui (espessura) e metro (medida), é uma ferramenta utilizada para medir a distância entre dois lados simetricamente opostos em um objeto. O paquímetro é ajustado entre dois pontos, retirado do local e a medição é lida em sua régua. O nônio ou