trabalho
Na assembleia mensal da Associação dos Municípios das Missões (AMM), que ocorreu no auditório da Federação das Associações dos Municípios do RS (Famurs), nos dias 17 e 18 de julho, mais uma vez, a principal reivindicação dos prefeitos missioneiros foi por medidas urgentes para os acessos asfálticos e recuperação das estradas e rodovias na região. O diretor de Qualificação da Gestão Municipal da Secretaria do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Paulo Cesar Salvamoura, que representou o governo do Estado na reunião, ao ser questionado sobre estes graves problemas enfrentados, há anos, pelos municípios das Missões, explicou que a dificuldade orçamentária do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) tem sido o maior entrave na execução dos serviços. “Para concluir todas as obras como tapa buracos, recuperação de estradas e rodovias, acessos asfálticos, seriam necessários, por ano, 40 milhões de reais. Mas o Departamento dispõe em torno de 6 milhões de reais”, justificou ele.
Salvamoura informou que na próxima quinta-feira, dia 24 de julho, em Cerro Largo, está prevista a vinda do secretário estadual de Infraestrutura, João Victor Domingues, que deverá anunciar a continuação da ERS 165, trecho que liga Rolador a Cerro Largo. Por isso, os prefeitos da AMM decidiram se organizar para participar do evento e cobrar providências para uma série de problemas de infraestrutura logística que atingem a região missioneira.
Resposta às comunidades
Ao falar na assembleia, Janete Dauek, prefeita de Guarani das Missões, citou como um dos exemplos relacionados ao setor de infraestrutura, o fato de que, neste ano, quando o Daer esteve na região foi assinado o termo de compromisso do remanejamento da rede da rede de água no acesso asfáltico a Ubiretama, compreendendo o município de Guarani das Missões.