trabalho
O petróleo é uma substância oleosa constituída basicamente por uma combinação de carbono e hidrogênio. É uma hidrocarboneto líquido de densidade inferior à da água. Sua origem é orgânica, pois se trata de uma substância formada pela deposição de restos de animais e vegetais em ambientes planctônicos.
Quanto ao processo de formação, tem origem, portanto na decomposição de estos orgânicos junto com a lama, no fundo de ambientes marinhos (litorais, golfos, baías, deltas, istmos mares etc.). Com o decorrer do tempo, a matéria orgânica já decomposta e coberta por sucessivas camadas de sedimentos sofre transformações químicas e bioquímicas e dá origem ao petróleo.
Uma vez formado, o petróleo pode migrar do seu local de formação para outros locais, onde, dependendo das condições, com a existência de rochas impermeáveis, vair formar os depósitos ou lenções petrolíferos. Na maioria dos casos, o petróleo encontra-se armazenado em rochas porosas, por exemplo, o calcário e o arenito, como se as rochas fossem esponjosas em bebidas com água. Nos depósitos petrolíferos, normalmente a água ocupa a parte inferior, em seguida vêm o óleo (petróleo) e, na parte superior, o gás (mais leve e menos denso).
EXTRAÇÃO E APROVEITAMENTO
O petróleo pode ser encontrado em profundidades que variam desde algumas dezenas até centenas ou milhões de metros. Existem poços com profundidade de até 7.000m
Até chegar ao consumidor final, o petróleo passa por várias etapas:
a) Pesquisa ou prospecção: É a fase inicial, que corresponde à localização e avaliação das áreas petrolíferas, geralmente as bacias sedimentares terciárias.
b) Extração: Compreende a perfuração do poço e a extração propriamente dita. A seguir procede-se ao transportes do petróleo (geralmente feito através de oleodutos) até as refinarias.
c) Refinação: É a fase em que o petróleo é transformado, em refinarias, em subprodutos pelo processo de destilação fracionada ou craqueamento. Pela