inclusão social no emprego
Inclusão significa incluir, compreender, abranger, inserir, esta palavra tem vários significados todos com o sentido de algo ou alguém inserido, não necessariamente igual ou semelhante aos demais agregados. Quando falamos de inclusão, pensamos na valorização e diversidade humana e fortalecimento e aceitação das diferenças individuais.
É muito importante a contratação de profissionais com deficiência para a economia do país. Além de gerar empregos, a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, traz dignidade a essas pessoas. Ao inclui-las não estamos apenas dando um salário, mas também a oportunidade de se reabilitar socialmente e psicologicamente.
O exercício profissional traz a interação com outras pessoas, o sentimento de cidadão produtivo, a possibilidade de fazer amigos, de fazer parte de um grupo social. Até à família começa a ver o individuo de uma forma diferente, capaz de produzir seu próprio sustento. Sem contar que a presença de pessoas com deficiência no mercado de trabalho contribui para humanizar a empresa e enriquecer o ambiente corporativo com essas experiências diversificadas.
Uma pessoa que está acostumada a enfrentar desafios diários por falta de acessibilidade ou sensibilização da população em geral, se adapta melhor ao mundo do trabalho. Uma pessoa com deficiência traz uma visão diferente, o que contribui para o processo de criação ou tomada de decisões.
A qualificação das pessoas com deficiência segue basicamente o mesmo padrão da população brasileira sem deficiência. Não podemos generalizar a falta de qualificação das pessoas com deficiência. Por questões de exclusão essas pessoas com deficiência são pouco qualificadas, mas, essa baixa qualificação também incide na população em geral.
O maior empecilho para a inclusão de profissionais com deficiência nas empresas ainda é cultural. As relações interpessoais ainda estão muito