alphonsus guimaraes
Em 1887 ele se matriculou no curso de Engenharia e perdeu prematuramente a prima e noiva Constança, o que o abalou moral e fisicamente, depois disso foi para São Paulo em 1894 onde cursou Direito, depois para Minas Gerais onde se formou ainda em 1894, e em 1895 ele conheceu Cruz e Sousa no Rio de Janeiro, e era um poeta que ele já admirava e tornou-se amigo.
Em 1897 ele foi pra Minas Gerais e se casou com Zenaide de Oliveira e em 1899, estreou na literatura com dois volumes de versos: Septenário das dores de Nossa Senhora e Câmara Ardente, e Dona Mística, os dois com clara inspiração simbolista. Depois foi morar na cidade de Mariana MG e foi la que ele viveu com sua mulher e com seus 15 filhos. Nessa época que viveu em Mariana ele ainda ficou conhecido como “O solitário de Mariana”
A poesia de Alphonsus de Guimarães é marcadamente mística e envolvida com religiosidade católica. Seus sonetos apresentam uma estrutura clássica, e são profundamente religiosos e sensíveis na medida em que explora o sentido do amor impossível, da solidão e da inaptação ao mundo porem, o tom místico imprime em sua obra um sentimento de aceitação e resignação diante da própria vida, dos sofrimentos e dores. Outra característica marcante de sua obra é a utilização da espiritualidade em relação à figura feminina, que é considerada um anjo, ou um ser celestial. Alphonsus de Guimaraens é simultaneamente neo-romântico e simbolista.
Sua obra, predominantemente poética, consagrou-o como um dos principais autores simbolistas do Brasil