Trabalho
A ectoderme dá origem ao revestimento externo, a mesoderme dá origem à musculatura e ao parênquima, que é um tecido que preenche todo o espaço entre o intestino e a parede do corpo. A endoderme dá origem ao intestino e seu revestimento. São, também, considerados triblásticos, acelomados e, em geral são achatados dorsoventralmente, embora a forma do corpo varie de amplamente oval até alongado em forma de fita. O corpo dos platelmintos é achatado, pois não possuem sistemas respiratório e circulatório.
Classes: - Classe Turbellaria
- Classe Trematoda
- Classe Cestoda Monogenea.
Respiração:Não possuem sistema respiratório, e as trocas gasosas são feitas pela epiderme, por difusão. Este tipo de respiração recebe o nome de tegumentar ou cutânea e ocorre nas espécies de vida livre, pois as parasitas fazem respiração anaeróbia.
Excreção:São os primeiros animais a apresentar sistema excretor: o protonefrídio, que é formado por vários túbulos excretores com células-flama. As células-flama são fundamentais neste sistema excretor. Apresentam vários flagelos que promovem a movimentação dos fluidos, fazendo com que eles sejam muito bem filtrados. Os resíduos caem em um sistema de ductos ou túbulos, que se abrem para o exterior através de estruturas chamadas nefridióporos, que são poros excretores. Estes poros situam-se na superfície dorsal do corpo, lateralmente.
Representantes:Os principais representantes desse grupo são as planárias, e as tênias solium e saginata e vermes trematódeos.
- Sistema Reprodutor: certas planárias têm reprodução assexuada por fragmentação. Algumas espécies são monóicas, com desenvolvimento direto, sem estágio larval; e outras são dióicas, com diversos platelmintos parasitas possuindo estágios larvais. A reprodução varia de acordo com a espécie. Muitos