Trabalho
TURMA 1832 - Nº 13
CICLO HIDROLÓGICO
Salvador, Maio
2014
1- INTRODUÇÃO
A água é, com efeito, o líquido mais importante do planeta Terra, ocupando cerca de 3/4 do mesmo e constituindo entre 70 e 80% do corpo humano. Ela participa, portanto, de forma ativa e fundamental no processo de manutenção da vida na Terra.
É verdade que os seres vivos que habitam a superfície terrestre necessitam de água – seja de forma direta ou não. Para que isso seja possível, é necessário que seja estabelecido contato entre a água e as formas viventes, independente de onde estejam localizadas.
O ciclo da água consiste nas mudanças de estado físico sofridas pela água. Ela pode ser encontrada em até três estados – sólido, líquido e gasoso. A água no estado líquido sofre vaporização e então se precipita, havendo a finalização do ciclo e a iniciação de um novo, logo após o termino do anterior.
2- DESENVOLVIMENTO
A camada descontínua formada na superfície terrestre por todas as esferas de água é denominada hidrosfera, porquanto o ciclo de relação entre as mesmas é conhecido como hidrológico – também chamado de ciclo da água.
Estudos realizados possibilitam a confirmação de que o ciclo da água iniciou-se no estado gasoso: em épocas remotas, as temperaturas da superfície terrestre eram extremamente elevadas, e toda a água presente na mesma encontrava-se em forma de vapor. O vapor d’água foi, então, gradativamente condensando-se e precipitando-se na forma de chuva, esfriando a superfície da Terra ao decorrer dos anos, possibilitando posteriormente o desenvolvimento das mais variadas formas de vida.
Após a formação da crosta terrestre, grande parte da água das chuvas passou a armazenar-se em regiões de baixo relevo presentes na litosfera, havendo como consequência, dentre outras, a formação de lagos e lagoas. Parte da água da Terra passou a ser encontrada também em solos subterrâneos, na forma de