Trabalho
Aluno: Gabriel Souza Pleutin nº 17
Profº Órion 2º Ano BM 07/04/2014
Trabalho de Artes Som Som é o que ouvimos através das vibrações de corpos elásticos. A vibração põe em movimento o ar em forma de ondas sonoras que se espalham em todas as direções simultaneamente, atingindo as membranas do tímpano, fazendo-a vibrar. As vibrações são transmitidas ao cérebro em forma de impulsos nervosos, e a partir daí, o cérebro as identifica como tipos de sons diferentes
A vibração pode ser Regular, quando produz sons de altura definida, ou seja, notas musicais ou sons musicais. Temos por exemplo o som de instrumento musical com notas definidas, como um violão, um piano, uma flauta, etc.
A vibração Irregular, a que produz sons de altura indefinida, os chamados barulhos. Temos como exemplo o som de carro, de uma buzina, de uma explosão, instrumentos de percussão, etc. Na música podem ser usados sons regulares e sons irregulares.
As características principais do som são:
Altura - determinada pela frequência das vibrações, isto é, da sua velocidade. Quanto maior for a velocidade da vibração mais agudo será o som e quanto menor a velocidade mais grave será o som.
Duração - Extensão de um som; é determinada pelo tempo de emissão das vibrações.
Intensidade - Amplitude das vibrações; é determinada pela força ou pelo volume do agente que as produz. É o grau do volume sonoro.
Timbre - Combinação de vibrações determinadas pela espécie do agente que as produz, ou seja, dependendo do material utilizado em cada instrumento o timbre do mesmo mudará de um para outro. O timbre é a "cor" do som de cada instrumento ou voz, derivado das intensidades dos sons harmônicos que acompanham os sons principais.
Música
Música é a arte de manifestar os diversos afetos através do som, ou a música é a arte de combinar os sons