Trabalho
Economia significa administrar, seja a casa, a empresa ou governo. A ciência econômica nos permite compreender melhor os problemas que nos cerca ou seja, as necessidades do humano e a escassez de recursos, que gera estudo de como, o que e para quem produzir. Onde nasce um conceito em economia, o custo de oportunidade, que para ter algo é preciso abrir mão de outro.
A microeconomia estuda como os preços podem harmonizar a oferta e a demanda gerando equilíbrio. O mecanismo de preços no mercado funciona com as leis da oferta e da demanda. Ou seja, a quantidade demandada de um bem diminui à medida em que o preço aumenta, além dos preços há também os bens substitutos, os complementares, a renda do consumidor e o gasto, que influenciará na demanda. Na lei da oferta, a quantidade ofertada de um bem aumenta à medida que o preço dele aumenta.
Além dos preços há outros fatores que geram alteração na oferta, assim como a demanda, a tecnologia e o preço dos insumos. A tecnologia ajuda na produção porem seu custo é maior que uma produção a mão. O preço de venda do produto também depende da estrutura do mercado existente, a concorrência perfeita onde a muitos compradores e vendedores com bens homogêneos e com livre entrada no mercado. A oposta, a empresa monopólio, que é uma única vendedora de seu produto que não tem substitutos e há barreiras para entradas de outras empresas. Assim é a microeconomia, que avalia decisões individuais sobre determinadas mercadorias. A macroeconomia tem objetivo estudar os grandes agregados, como a renda nacional, nível de emprego, consumo etc. ou seja analisa a economia do país como um todo. O PIB é o somatório de todos os bens produzido na economia e o preço do produto agregado é uma media geral dos preços. Após o preço dos produtos agregados, a macroeconomia tem que visar o alto nível de emprego, a estabilidade de preços, distribuição de renda e crescimento econômico. O governo deve atuar sobre a capacidade