Trabalho
A compra e venda de ações acontece na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) e as negociações são feitas por meio de corretoras habilitadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), essa instituições disponibilizam em seu site uma lista de corretoras que são habilitadas para esse tipo de transação.
Para comprar essas ações, o interessado deve procurar uma corretora para que ela abra uma conta para ele junto a Bobespa. A quantia mínima para abertura e determinada pela instituição escolhida.
As ações podem ser compradas de três maneiras:
1) Fundos de Investimento: um fundo funciona como um condomínio. Cada um dos seus investidores possui uma cota, que corresponde a uma porção do total de ações que o fundo tem. Cada fundo tem seu próprio estatuto, que informa suas regras e o grau de risco de seus investimentos, então, quando uma pessoa adere a um fundo, ela precisa estar de acordo com todas as normas do estatuto e o fundo precisa de um gestor cerificado para coordenar a compra e venda das ações.
2) Clubes de Investimento: os clubes têm um caráter menos formal que um fundo. Um grupo de amigos ou familiares pode formar um clube, que pode ser aberto com no mínimo três pessoas e no máximo 150. O clube de investidores não precisa de um gestor certificado pela CVM, mas precisa ter um responsável para dar as ordens de compra e venda de ações.
Nesse caso, há maior liberdade por parte das pessoas que compõem o clube sobre quanto e onde será investido.
3) Individualmente: nessa situação, a pessoa controla as ordens de compra e venda de suas ações.
O investidor tem mais autonomia, acompanha sua conta, os custos das operações e compra e vende ações pela Internet e pelo telefone. Esse tipo de serviço é oferecido por algumas corretoras e é chamado de Home Broker.
Sempre que se compram ou vendem ações, há um período de três dias úteis para que o dinheiro saia ou entre na conta que o investidor possui.
No caso dos fundos ou clubes, cada