Trabalho
Filosofia da administração é o campo da pesquisa filosófica que se ocupa da investigação da teoria e prática administrativas. A história da administração é recente. No decorrer de toda a história da humanidade, a administração se desenvolveu com uma lentidão impressionante. Somente podemos encontrar embriões de uma ciência administrativa a partir das obras de alguns economistas clássicos liberais do século XIX. Desenvolvida através dos séculos a administração sofre influencias de vários filósofos e destacadamente da organização militar.
- Carl Von Clausewitz (1780-1831), general prussiano, aproximou a arte de administrar empresas e exércitos.
- Harrington Emerson, Engenheiro, aplicou técnicas de organização dos exércitos a organização ferroviária.
- Sun Tzu, um general filósofo chinês escreveu o livro “A arte da Guerra” no qual trata a preparação dos planos da guerra efetiva, da espada embainhada, das manobras, da variação de táticas do exército em marcha, do terreno e da organização do exército.
- Gerard Griffin em seu livro “Maquiavel na administração” afirma que as ideias politicas de Maquiavel aplicam-se as organizações de forma profunda comparando a atividade da administração com a guerra.
- Outro elemento que junto com a guerra participa ainda ativamente das metáforas com a administração e mesmo como objetivo importante nas pesquisas que servem as conclusões sobre as funções dos administradores são as gangues. O papel desempenhado pelos líderes das gangues é frequentemente comparado ao papel dos administradores. Exércitos e gangues são grupos onde sem duvida se desenvolvem lideres estratégias, competição e outras características administrativas. Porém há diferenças gritantes entre os administradores, as gangues e a guerra. Os administradores desempenham uma atividade intelectual embasado por diversas regras. As gangues e as guerras fundam-se muito mais na violência física, na luta corporal