trabalho
O paciente esta sentado ou em decúbito dorsal, o ante braço é colocado em supinação completa e pode repousar sobre a mesa para suportar ou ser segurado pelo fisioterapeuta.
Abdução do dedo anular em direção ao dedo mínimo
O paciente esta sentado ou em decúbito dorsal, abduz os dedos indicador, médio e anular a partir da linha axial por meio do terceiro dedo da mão. Auxilia na flexão das juntas metacarpofalângicas e na extensão das juntas interfalangicas dos mesmos dedos da mão.
Extensão das juntas metacarpofalângicas do segundo ao quinto dedos da mão com as juntas interfalangicas relaxadas.
O paciente esta sentado ou em decúbito dorsal, o fisioterapeuta estabiliza o punho evitando a extensão completa. Estende as juntas metacarpofalângicas, e com os mm. Lombricais e interóssos estendem as juntas interfalangicas do segundo ao quinto dedos da mão. Auxilia na abdução dos dedos indicadores anular e mínimo e na extensão e na abdução do punho.
Oposição do metacarpal V em direção ao metacarpal I
O paciente esta sentado ou em decúbito dorsal, o fisioterapeuta flexiona com a rotação discreta a junta carpometacarpal do dedo mínimo, elevando a borda ulnar da mão ate um posição na qual o flexores metacarpofalângicas podem opor o dedo mínimo ao polegar. Ajuda a fechar a palma da mão em formato de concha.
Flexão da junta interfalângica distal do primeiro, segundo, terceiro, quarto, quinto dedos da mão
O paciente esta sentado ou em decúbito dorsal, com o punho em discreta extensão, o fisioterapeuta estabiliza as falanges proximal e média.
Flexiona as juntas interfalângica dos dedos indicador, médio, anular e mínimo e auxilia na flexão.
Extensão da juntas interfalangicas, com flexão simultânea das juntas metacarpofalangicas.
O paciente esta sentado ou em decúbito dorsal, estende as juntas interfalangicas e simultaneamente flexionam as juntas metacarpofalangicas do segundo ao quinto dedos da mão.
A