trabalho
Parte 1:
Considerada uma das bandas mais influentes do século XXI, The Strokes é uma banda de indie rock formada em 1998 em Nova Iorque. O baixista Nikolai Fraiture e o vocalista Julian Casablancas (filho do empresário John Casablancas) são amigos desde a infância. O guitarrista Nick Valensi e o baterista Fabrizio Moretti começaram a tocar juntos quando ambos estudavam na Escola Dwight em Manhattan. Mais tarde, Casablancas foi mandado para oInstituto Le Rosey, uma tradicional escola na Suíça, com intuito de melhorar seu comportamento; ele desenvolveu problemas alcoólicos. Lá, conheceu Albert Hammond Jr., ambos americanos, apesar de não serem muito amigos. Anos mais tarde, Casablancas se encontrou sem querer com Hammond Jr. nas ruas de Nova Iorque. Julian Casablancas - vocais Albert Hammond Jr - guitarra Nick Valensi - guitarra Nikolai Fraiture - baixo Fabrizio Moretti - Bateria
Com influências vistas de Lou Reed e dos Stooges, os Strokes fazem um som mais light, porém poderoso. Eles não admitem suas influências, mas parecem gostar da inevitável comparação com o Velvet Underground.
Música:
A demo inicial dos Strokes foi de cara parar nas mãos de Geoff Travis, um dos mais importantes empresários musicais em atividade, que encaixou a demo no selo "independente" inglês "Rough Trade Records" e a lançou na forma de EP, "The Modern Age", no início de 2001. "The Modern Age" trazia três faixas que deixariam o público esperando com ansiedade.
O que veio foi "Is This It?" (pela BMG), um dos melhores álbuns lançados em 2001. "Is This It?" tem tudo o que um bom álbum de rock pode ter. A começar pelo encarte, uma das coisas mais rock and roll que se viu nos últimos tempos. Também teve a polêmica - básica - devido à censura da capinha original (que no Brasil continuou a mesma), depois pela censura da música "New York City Cops", que não pôde ser incluída na versão norte americana do disco por causa co clima "Salve os nossos bombeiros e policiais"