Trabalho
Conceito:
O Centro Educacional Infantil será um edifício baseado na integração com a natureza e no convívio com a mesma. É importante para as crianças que entrem em contato com o meio ambiente e aprendam a respeita-lo desde cedo.
Partido:
O presente projeto destina-se a implantação de um Centro Educacional Infantil com capacidade para 80 crianças. O terreno distribui-se em vários platôs, seguindo o desnível acentuado presente no local. Aproveitando o máximo do terreno, este projeto possuirá também oito patamares, com pequenas modificações para adequação ao projeto arquitetônico.
O edifício foi distribuído de forma a deixar percursos e acessos cômodos a todos os setores da instituição. O acesso aos dos ambientes da CEI é feitos através de largas rampas e entre todo o percurso há o contato com a natureza, além disso, a cobertura se abre para a passagem dela, integrando-a ao edifício.
O CEI conta também com a ventilação e iluminação natural, providas por brises, paredes de vidros e aberturas estratégicas nos ambientes, visando o conforto e bem estar dos alunos e funcionários.
Contextual – Ambiental:
O terreno possui curvas de nível acentuadas e algumas árvores, tanto dentro do mesmo, como na calçada em frente a ele. Assim, a escola foi dividida com o máximo proveito das curvas e sem a retirada das árvores existentes no terreno, já as árvores das calçadas, foram retiradas para melhor proveito de entrada e saída dos alunos e por motivos estéticos.
Ele possui também dois acessos, um pela Rua Canudos e outro pela Rua Paranaguá, portanto, aproveita-se para fazer também dois acessos a escola, ambos com estacionamento e espaço para espera de carros, visando a melhor fluidez dos carros em horários de entrada e saída dos alunos.
Considerando o clima da região, seus ventos predominantes e o nascer do Sol, as aberturas foram feitas de forma adequada. Os ventos e o Sol da manhã vem de Leste, portanto, as aberturas dos ambientes com maior