exel
Vírus
É um programa ou código que "infecta" um ou mais programas embutindo uma cópia de si mesmo em outros programas, arquivos e dispositivos - pode ser um computador, celular, pendrive e, até mesmo, tablet. Uma vez instalado, o vírus tem o poder de se propagar para outros dispositivos, espalhando seu código, até mesmo sem o usuário perceber.
Como se Proteger
São vários os dispositivos que podem ser infectados, então vale sempre manter um programa antivírus instalado, atualizado e ativo. Assim, quando você clicar em algo infectado, como um link na internet, ou ''espetar'' um pendrive e executar mídias externas (disquetes, CDs, DVDs), o aplicativo de segurança vai alertá-lo do perigo e remover a praga.
Worm (verme)
É um programa que se propaga automaticamente numa rede e envia, de computador a computador, cópias de si mesmo. Ele usa brechas de segurança em sistemas e softwares para infectar um computador. Difere do vírus por não infiltrar cópias de si mesmo em programas e arquivos; também não necessita ser executado para se espalhar.
Como se proteger
Além de ter um programa antivírus instalado, é importante manter o sistema usado no computador e softwares usados com frequência sempre atualizados. As empresas liberam com frequência pacotes com correções para eliminar as brechas exploradas pelos worms. Usar um firewall - programa que analisa as informações que chegam da internet e que são enviadas de volta - pode evitar o acesso externo à vulnerabilidade de algum programa instalado no computador.
Trojan (cavalo de troia)
Programa malicioso que é instalado computador sem que o usuário perceba seu perigo. Pode vir de fontes ''legítimas'' em anexos de e-mail, supostas atualizações de softwares, janelas tipo pop-up com ofertas de download. Ele abre brechas na máquina para seu controle remoto, seja pela invasão de hackers ou outros visitantes indesejados.