Trabalho
A obesidade é o excesso de gordura no corpo e essa gordura excessiva prejudica a saúde da pessoa desencadeando um desequilíbrio energético que constitui-se na obtenção de mais calorias(energia) do que se é consumido. Os principais fatores para esse desequilíbrio são:
*Hábitos alimentares: Quando é ingerido uma grande quantia de produtos calóricos e industrializados baseados em gordura saturada e colesterol. Hábitos frequentes nos dias hoje pincipalmente na vida dos adolescentes que optam por comerem lanhes, massas, frituras, etc.
*Sedentarismo: É decorrente principalmente da tecnologia entre as crianças e adolescentes que passam horas assistindo televisão, jogando vídeo game e computador ao invés de se dedicarem mais ás atividades físicas.
*Fatores genéticos: Embora grande parte das pessoas acreditem que a obesidade infantil se reverterá na adolescência ou fase adulta, especialistas no caso possuem provas concretas de que a obesidade, em sua maioria, é hereditária, portanto, há uma enorme chance da criança obesa permanecer com a obesidade na fase adulta (se não for tratada desde criança).
*Problemas emocionais: Problemas emocionais como por exemplo a depressão, podem levar a pessoa a se alimentar excessivamente.
* Maturação sexual: Com o aumento de estatura e peso é desenvolvida precocemente a maturação sexual da criança, principalmente das meninas. Desenvolvimento muscular e aumento dos depósitos de gordura.
Para saber se a criança é obesa, o indicador principal é o IMC (Índice de Massa Corporal) que é calculado a partir divisão da massa corporal pela altura ao quadrado da pessoa.
Slide:
O que é obesidade?
Hábitos alimentares;
Sedentarismo;
Fatores genéticos;
Problemas emocionais;
Maturação sexual;
IMC.
Bibliografia:
http://www.brasilescola.com/saude-na-escola/conteudo/como-saber-se-estou-obeso.htm