trabalho
Desde a antiguidade se conhece um mineral capaz de atrair pequenos pedaços de ferro. Tal mineral é um tipo de ímã natural e é chamado magnetita.
Uma lenda conta que na cidade de Magnésia, na antiga cidade grega, um pastor descobriu a magnetita casualmente, ao observar que ela o impedia de caminhar em virtude da forte atração que era exercida sobre a ponta de seu cajado e os pregos de seu calçado.
Hoje, sua utilização é dada por ímãs artificiais feitos a partir da imantação de algumas substâncias e também é sabido que magnetismo e eletricidade são aspectos de mesmo fenômeno, o que gera então o eletromagnetismo.
Fenômenos Magnéticos
São constituídos por polos magnéticos, cujas extremidades do ímã são capazes de atrair limalhas de ferro quando colocadas em contato.
Esses polos magnéticos também possibilitam a orientação geográfica, além de possuírem forças atrativas e repulsivas conforme suas posições no espaço.
Conclui-se então que polos magnéticos de mesmo nome se repelem e de nomes diferentes se atraem.
Substâncias Magnéticas
São as substâncias que permitem a orientação dos ímãs elementares, como o ferro, níquel e algumas ligas metálicas como o aço.
Campo Magnético
É a região do espaço que envolve o ímã. É representado através de linhas de indução, que são, na verdade, linhas imaginárias fechadas que saem do polo norte em direção ao polo sul.
Indução Magnética
É o fenômeno responsável pela imantação do corpo por meio de um ímã.
Campo magnético criado por um condutor retilíneo
O campo magnético produzido pela corrente elétrica em um fio retilíneo depende basicamente de dois fatores: da intensidade da corrente e da distância ao fio. Quanto maior for o valor da corrente, maior será o campo magnético criado por ela. Por outro lado, quanto maior for a distância ao fio, menor será o valor do campo magnético. As linhas do campo magnético são circulares, centradas no fio. O sentido das linhas de campo magnético pode ser