Gestão Ambiental da Organização
NOME DO PROFESSOR
RONDONÓPOLIS – MT XX/XX/XXXX 1 INTRODUÇÃO
As atividades industriais pela sua própria natureza de transformação de recursos naturais, e busca permanente de eficiência, têm sido incorporadas na atual preocupação ambiental da comunidade, como o combate ao desperdício e a necessidade de promover o descarte de materiais.
Trata-se de uma nova postura, de novos padrões de conduta social e econômica que se incorporam ao cotidiano dos indivíduos, que precisam ser assimilados por meio de um processo educativo sistemático e contínuo.
Processos de produção mais limpos que reduzam sistematicamente refugos e geração de resíduos são antídotos contra o desperdício, aplicados pela indústria na busca de maior eficiência para conquistar fatias de mercados mais amplos.
Outra solução também eficaz é a reciclagem de materiais, tanto aqueles da linha de produção, quanto os existentes no lixo produzido pelas operações de suporte, além de reduzir custos, a reciclagem pode se tornar importante fonte de renda.
2 ISO 14001
É uma norma internacional que sugere que a empresa crie um Sistema de Gestão Ambiental que constantemente avalie e reduza o dano provocado ao meio ambiente devido as suas atividades.
Esta Norma especifica os requisitos relativos a um sistema da gestão ambiental, permitindo a uma organização desenvolver e implementar uma política e objetivos que levem em conta os requisitos legais e outros requisitos por ela subscritos e informações referentes aos aspectos ambientais significativos. Aplica-se aos aspectos ambientais que a organização identifica como aqueles que possa controlar e aqueles que possa influenciar.
Benefícios da ISO 14001
Melhor desempenho e controle ambiental, com a redução de resíduos e poluentes;
Benefícios financeiros resultantes da redução de gastos com energia e redução dos desperdícios;
Prevenção de riscos (acidentes, multas, ações