Trabalho
0.1 A descrição objetiva é aquela que apresenta o objeto de forma concreta, buscando maior proximidade com a realidade, deixando de lado as impressões do observador. A descrição objetiva preocupa-se com a exatidão dos detalhes e com a precisão dos vocábulos. Ou seja.
Numa linguagem clara e simples, ela não transmite juízo de valor, nem descreve nada sobre sentimentos, somente as características físicas (tais como tamanho, lugar onde se encontra, Se é muito frequentado ou não, entre outros aspectos.
Ex: A praia que visitamos era muito grande e a areia branquíssima. Havia pés de coqueiro e o calor era muito forte e bastantes pessoas tomavam banho.
Já á descrição Subjetiva procura transfigurar a coisa observada, de forma pessoal, levando em conta sentimentos e emoções, e usando para isso um caráter simbólico através de metáforas e outras figuras retóricas. Usa, portanto, uma linguagem conotativa. Ou seja voce vai descrever, no caso da praia, os sentimentos que a praia te passou.
Exemplo: - Nossa! Ao chegar à praia senti uma emoção muito grande ao ver aquela imensidão que caminhava para o infinito, tantas pessoas aproveitando e se divertindo... O sol... Ah! Ele brilhava como nunca, resolvemos todos aproveitar ao máximo aquele dia maravilhoso e enquanto a brisa acariciava meus cabelos, eu tomava um delicioso suco.
Se for a descrição de uma pessoa, voce vai descrever o que ela transmite pra vc. Parece generosa, honesta, triste ? Voce vai descrevendo os sentimentos que ela desperta.
0.2 Texto Argumentativo- Editorial
Este gênero textual nos parece bastante familiar, pois basta folhearmos as páginas de alguns meios de comunicação, como jornais e revistas, que lá o encontramos. Por essa razão, dizemos que ele integra os chamados gêneros do cotidiano jornalístico.
Podemos dizer que ele se caracteriza como um texto de natureza argumentativa em que a autoria não é identificada, uma vez que se trata da