adorno
43. - A racionalidade da comunicação está na prática e seus efeitos. Comunicar não é apenas trocar informações, mas é agir, interferir na ação e modificar atitudes em diferentes escalas.
44. A esfera pública- Esfera pública é o conjunto dos espaços de discussão social onde a partir do livre debate, procura-se um consenso.
45. - A expressão “esfera pública” está diretamente ligada a espaço público e opinião pública e é regida pelo aparecimento da imprensa edesenvolvimento das mídias a partir doséculo 18 com a ascensão da burguesia como classe dominante.
46. A imprensa e a esfera pública- A invenção da imprensa gerou um fluxo de ideias em uma velocidade até então inimaginável, elevando as relações do ser humano com o conhecimento;
47. -Habermas argumenta que o momento do jornal como meio político e expressão da opinião pública começou a ver seu fim ainda no início do século 19, quando os jornais deixam progressivamente de ser instrumentos políticos e se articulam como empresas de comunicação.
48. Do debate político à esfera comercialA interferência do jornalismo político passa a ser mediado pela ação da publicidade e da propaganda- de quem os jornais passam a dependereconomicamente- e não mais de partidos e grupos políticos para se estabelecer;
49. -Isso altera o modus-operandi da comunicação, aparece uma classe de técnicos especializados no tratamento das informações: os publicitários, relações públicas, produtores de TV,etc;-Os dados passam a ser organizados na forma de pequenos pacotes de conteúdos- as notícias, as propagandas, os releases.
50. -Habermas questiona até que ponto adependência entre empresas de mídias e os grupos privados responsáveis pela sua publicidade não destrói as possibilidades democráticas dessa mídia;-Submetidos a um modelo