trabalho
De acordo com o presente artigo, a economia tem por objetivo: fazer com que se movimente capital, utilizando-se da mão de obra da sociedade, em contrapartida remunerando trabalhadores através de salários fazendo com que possam adquirir bens, que futuramente possam servir como capital de giro. Sabemos que a economia é dedicada a satisfazer necessidades administrando recursos escassos, ou seja, a atividade econômica é aquela aplicada na exploração de recursos para o atendimento das necessidades.
O direito busca equilibrar a relação entre as áreas, com o objetivo de manter o crescimento socioeconômico.
Podemos relacionar Economia e o Direito, de maneira a regulamentar a obtenção do desenvolvimento restringindo a exploração da mão de obra.
Este trabalho tem o objetivo de esclarecer áreas da economia ligadas ao direito, trazendo à tona todas as relações humanas e necessidades criadas através da ligação entre estas áreas, juntamente com a capacidade econômica da sociedade.
A relação entre economia e direito existe desde que o homem passou a viver em sociedade. Porém essa relação passou a ser estudada de forma sistemática, a partir do século XVIII com Adam Smith. Hoje, diversos centros de estudos e universidades se dedicam a estudar as relações entre economia e direito.
Uma boa regulamentação de mercado e uma legislação clara, objetiva e simples são fundamentais para o desenvolvimento de uma economia de mercado. Sem direitos de propriedade bem-definidos, é muito difícil a realização de trocas e, portanto, o desenvolvimento econômico.
Pela tão estreita ligação entre economia e direito e o fato de ao direito estar dada a importância de organizar a ordem social e se dentro da ordem social inclui-se também, a economia. A seguir veremos alguns exemplos entre áreas atuantes da economia e do direito.
Direito do trabalho;
Direito previdenciário;
Direito empresarial;
Direito internacional público e privado;