A SOCIEDADE GLOBAL E A DESTERRITORIALIZAÇÃO
1127 palavras
5 páginas
CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE FACULDADE ATENAS MARANHENSE
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CRISTIANE GUTERRES SOARES
RESENHA CRÍTICA
SÃO LUIS
2011
CRISTIANE GUTERRES SOARES
RESENHA CRÍTICA
Trabalho apresentado à disciplina sociologia do curso de ciências contábeis da Faculdade Atenas Maranhense- FAMA, para obtenção de nota.
SÃO LUIS
2011
TEMA: A SOCIEDADE GLOBAL E A DESTERRITORIALIZAÇÃO
Esta resenha irá abordar a temática sociedade global e a desterritorialização. Primeiramente, apresenta-se a situação atual da globalização no mundo, enfatizando que de repente, o mundo se tornou grande e pequeno, homogêneo e plural, articulado e multiplicado. Até mesmo os centros decisórios mundiais mais fortes nem sempre se afirmam absolutos, inquestionáveis, podem ser levados a omitir-se, e acabam declinando, ou seja, se desvalorizando, tudo isso por causa das forças que atuam em escala mundial.
Desta forma, globalizam-se perspectivas e dilemas sociais, políticos, econômicos e culturais. Com relação à economia e suas implicações sociais, políticas e culturais, o processo de globalização continua a desenvolver-se, ainda que intensificando, arrefecendo ou mesmo se distorcendo.
Atualmente sabe-se que a globalização traz inúmeras vantagens competitivas que introduzem o crescimento equilibrado e harmônico idealizado pela economia política do liberalismo. Mas, ao contrário, desde os começos do século XIX e de maneira marcante no século XX, sucedem-se os ciclos de curta, média e longa duração. Ciclos estes, desdobrados em fase de ascensão, expansão e acumulação, assim como, de fases de declínio, retrocesso e estagnação.
Aos poucos vão se descobrindo no âmbito destes ciclos a ocorrência de atritos, conflitos e guerra entre as nações, bem como, tensões, crises e