trabalho
FICHA TECNICA
Autores: (Principais)
Frank Gehry, criador do Museu Guggenheim.
James Stirling e Michael Wilford, estação combinada de ferrovias e trens.
Norman Foster, Metro
Calatrava, aeroporto.
Local: Bilbao, Espanha. Região verde do país Basco. Margens do Rio Nérvion.
Data de Implantação: meados de 1980, o caso Bilbao oferece uma composição de desenvolvimento.
Porte da cidade (área de intervenção):
Área total da intervenção (habitantes): A população cresceu passando de 11000 habitantes em 1880, para 80000 habitantes em 1900. População atual: 351.629 habitantes.
Área de espaços construídos fechados:
Área de espaços abertos:
Infraestrutura e equipamentos urbanos existentes na intervenção:
Porto: foi feita a recuperação para o uso urbano da área antiga do porto, com a previsão de ampliação do porto. Em 1998, a conclusão da primeira fase do projeto de melhorias garantiu ao porto ampliação de mais de 150 Km na sua superfície e 1,5 km no cais acostável. Foi construído um novo mole que recebeu dois novos terminais, um de automóveis e outro de contêineres e sistema ferroviário
ANALISE DA INTERVENÇÃO URBANA
1. Problemas e potencialidades da área de intervenção:
O deslocamento das grandes industrias para os então chamados países de terceiro mundo, Bilbao, teve seu parque portuário e industrial bastante reduzido, passando por um processo de desindustrialização. A crise econômica agravou a deterioração urbana e ambiental, ao mesmo tempo em que gerou mais exclusão social.
Com a constante transformação das cidades em detrimento das alterações econômicas e tecnológicas globais, trechos das cidades se deterioram ao longo dos anos tornando-se territórios subutilizados, degradados paisagisticamente e, em alguns casos, com grande índice de violência, gerando problemas não somente no perímetro destes bairros, mas refletindo sobre o entorno próximo e sobre toda a dinâmica da cidade.