trabalho
11.638/07 e n° 11.941/09
Metodológicos adotados para a realização Deste estudo.
Quanto aos objetivos, classifica-se este estudo como descritivo, que é caracterizado por Silva (2003, p. 65) como o estabelecimento de relações entre as variáveis a partir da descrição de um fenômeno ou população. Beuren (2008, p. 81) acrescenta que este tipo de estudo pode ser classificado como intermediário, não sendo tão preliminar como a pesquisa explorátoria e nem tão aprofundada como a explicativa. Dessa forma, o artigo resguardou-se em descrever o ambiente brasileiro de contabilidade juntamente com as variáveis que ocasionam alterações no processamento de informações contábeis.
Internacionalização das normas contábeis no Brasil
Torna-se cada vez mais preciso que as empresas estabeleçam uma linguagem única de mercado para facilitar os acordos de negócios. Dessa forma, para evitar que haja gastos excessivos com equipes treinadas para atuarem em países específicos, vários países buscam a convergência das normas nacionais de contabilidade com as normas ditadas pela IASB (International Accounting Standards Board).
Uniformização de informações contábeis
Destacam a importância da uniformização de princípios e procedimentos contábeis para a avaliação do desempenho de uma empresa e para a projeção de suas atividades futuras. Por sua vez, “as entidades internacionais da profissão contábil vêm buscando o desenvolvimento de normas de contabilidade uniformes e aperfeiçoadas de modo que promovam a aceitação destas em âmbito internacional”.
Balanço Patrimonial
O balanço Patrimonial, objeto de estudo deste artigo, consiste na demonstração, em determinada data, da situação financeira e patrimonial de uma entidade. Dessa forma, o balanço patrimonial é constituído por ativo, passivo e patrimônio liquido
Mudanças no Ativo
De acordo com legislações anteriores, o Ativo era dividido em ativo