resumo
Rompendo com a alienação
Vamos começar o resumo sabendo o que é alienação? É a diminuição da capacidade dos indivíduos alienados, não tem interesse em ouvir opiniões aleias. Apenas se preocupam com o que lhe interessa. Por isso são pessoas alienadas. Uma individua alienada pode ser também alguém que perdeu a razão, está louco.
Alienação social está relacionada com um estado mental do ser humano. Neste estado mental, ele não compreende que é o formador da sociedade e da politica, e aceita tudo sem questionar. A alienação social incapacita o pensamento independente do ser humano, ele passa a aceitar tudo como algo natural, racional ou divino.
O capitalismo se consolidava com a indústria ferroviária e os Estados Unidos aumentou muito a produção na região das indústrias que beneficiou muito os trabalhadores que buscavam melhores condições de trabalho. Com tudo a sociedade capitalista estava a beira de uma grande mudança, pois a economia estava crescendo e os índices de desemprego e pobreza era cada vez maiores. Os donos das indústrias faziam politicas para vigiar os trabalhadores e seus sindicatos. O capitalismo estava numa crise jamais vista por conta da segunda guerra mundial, o que fez com que o estado intervê-se dentro. As ações dele criaram um sindicato, o que fortaleceu ainda mais a consciência da classe dos trabalhadores.
No período da década de (60), os profissionais viviam em um regime de alienação onde a identidade de sua profissão, era controlada e descaminhada pelo capitalismo, que historicamente faziam com que as pessoas trabalhassem sem uma essência de pensamentos, ocultando assim a sua verdadeira identidade profissional. Só depois de romper com a alienação e negar a identidade atribuída e recusar os modelos importados, pelos burgueses. Daí a categoria profissional conseguiu expandir sua base de criticas e uma nova dinâmica se colocava para o exercício da profissão com novo pensamento e uma ação coletiva, assumindo dimensão social, fazendo