fundamentos da organização
Def. 1: É um arranjo sistemático de duas ou mais pessoas que cumprem papéis formais e compartilham um propósito comum.
Def. 2: É uma estrutura administrativa e funcional composta por diferentes elementos.
Def. 3: Uma organização é formada pelo soma de pessoas, máquinas, equipamentos, recursos financeiros e outros.
1. Uma organização é um sistema de comportamentos sociais interligados de numerosas pessoas, que chamaremos de participantes da organização.
2. Cada participante e cada grupo de participantes recebe incentivos da organização, em troca dos quais contribui para ela.
3. Cada participante continuará sua participação na organização enquanto os incentivos que lhe são oferecidos forem tão grandes ou maiores do que as contribuições que dele forem solicitadas.
4. As contribuições trazidas pelos diferentes grupos de participantes são a fonte da qual a organização retira os incentivos a eles oferecidos.
5. A organização continuará existindo enquanto as contribuições forem suficientes para proporcionar incentivos suficientemente grandes para motivar as contribuições.
1.2 Por que temos organizações?
Porque são mais eficientes do que indivíduos agindo independentemente.
1.3 Exemplos de organização: Hospital, universidade, lanchonete, igreja, escritório de advocacia, loja de shopping, empresa que oferece serviços, entre outras. Essas entidades são organizações porque possuem três (3) características comuns:
Cada uma tem um propósito distinto, normalmente expresso em termos de metas;
Cada uma é composta por pessoas;
Todas possuem uma estrutura sistemática – que define papéis formais e limita o comportamento de seus membros.
1.4 Objetivo:
“O verdadeiro objetivo da indústria não é o lucro: o empresário deve sempre se propor a produzir bens e serviços úteis... a negação dessa idéia é a especulação” Henry Ford. Todas as organizações, da mesma forma que as pessoas, têm necessidade de