Operação Unitaria
1) A secagem é a operação unitária de retirada de água de um produto por evaporação ou sublimação mediante a aplicação de calor sob condições controladas. A importância da secagem está relacionada à redução do peso e do volume, redução nos custos de transporte e armazenamento. Além disso, há um aumento na vida do produto. Esta operação pode ser utilizada como única operação de conservação de um determinado produto ou estar associada a outras em um processamento.
2) As operações de conservação têm como finalidade eliminar ou diminuir os agentes responsáveis pela deterioração. Antes de ser armazenada a matéria-prima deve ser avaliada, por amostragem, nas seguintes características: teor de umidade e quantidade de material estranho. Esta avaliação irá determinar a sua aceitação, o seu valor e o seu tempo de armazenamento. Teores menores de umidade permitem longo tempo de estocagem.
3) Radiação de micro-ondas têm a capacidade de aquecer, pois a energia das ondas nessa região do espectro eletromagnético corresponde à energia do movimento rotacional de algumas moléculas dipolares, como as de água, gorduras e açúcares. Não possuem uma secagem uniforme, por tanto, a secagem será realizada apenas até a profundidade em que as micro-ondas conseguem penetrar, ou seja, as primeiras camadas externas. As camadas internas terão uma secagem por condução do calor, da mesma forma que em um fogão convencional. As micro-ondas são ondas eletromagnéticas com comprimentos Secador de micro-ondas. de onda maiores que os dos raios infravermelhos, mas menores que o comprimento de onda das ondas de rádio.
Secagem de líquidos o dessecante é utilizado na secagem de fluidos líquidos, e são usados tanto em laboratório quanto na indústria, e em inúmeros outras aplicações. Os dessecantes comumente encontrados embalados são sólidos, e usados para absorção de agua, e normalmente usados quando há o risco de danos a produtos sensíveis à