O estudo da Tecnologia Química
1 Introdução
Tecnologia Química é a capacidade de modificar, transformar, e melhorar materiais de diversas origens; sejam provindos da natureza ou já manufaturados pelo homem, criando um produto com valor comercial, que interfere na economia de um país ou até mesmo do mundo, utilizando para isto, máquinas, equipamentos e procedimentos de fabricação. Como exemplo, pode-se citar a tecnologia de fabricação do açúcar, que nada mais é do que a extração da sacarose contida na cana-de-açúcar; a tecnologia de fabricação do cimento, que é a pulverização, mistura e queima de alguns minerais, como calcário, argila, minério de ferro e gesso. A tecnologia química estará sempre envolvendo a transformação de materiais e substâncias, diferentemente de outras tecnologias.
2 Desenvolvimento da Tecnologia
Um produto é criado e desenvolvido em laboratório e antes de ser produzido em escala industrial é fabricado em pequenas quantidades, chamado de escala piloto (Figura 1). A escala piloto é um modelo semelhante da escala industrial (Figura 2). A escala piloto num tamanho menor com uma produção menor é necessária para experimentar e testar a operação, o fluxo do processo, as variáveis (pressão, temperatura, nível, etc.), os subprodutos, efluentes, e a qualidade do produto, além da viabilidade econômica e de outros parâmetros.
Figura 1 – Representação de uma planta em escala piloto
Figura 2 – Representação de uma planta em escala industrial
O estudo de uma Tecnologia Química é facilitado pela sua divisão em seis partes gerais que são:
1) Estequiometria
2) Operações unitárias
3) Processo Químico
4) Economia e Projeto
5) Sistemas de Controle
6) Representação Gráfica de um Processo.
2.1 ESTEQUIOMETRIA
Em tecnologia química, estequiometria é o estudo de balanços materiais, energéticos e leis químicas das combinações aplicadas aos processos industriais.
2.1.1 Balanço Material: Em todos os processos industriais é