Relatório aula prática 02: COLORAÇÃO DE ESFREGAÇO DE MATERIAL BIOLÓGICO PELO MÉTODO DE GRAM
1069 palavras
5 páginas
INTRODUÇÃO: A coloração de Gram é uma técnica de coloração, criada por volta de 1884, para diferenciação de microorganismos através das cores, observados em microscópio óptico. A técnica recebeu este nome em homenagem ao médico dinamarquês Hans Cristian Joaquim Gram. Este método de coloração de bactérias é fundamental para a identificação e utilizada, ainda hoje, como práticas rotineiras em laboratórios de bacteriologia. Basicamente, nesse processo, as bactérias são submetidas, primeiro, a um corante de ação violeta seguido de fixação com lugol, “descoloração” com álcool e depois são novamente coradas com fucsina de ação rosada. Assim, as que ficam roxas, são classificadas Gram positivas e as que ficam rosa, são chamadas Gram negativas.OBJETIVOS GERAIS: Explicar por que bactérias com componentes estruturais diferentes podem ser diferenciadas quando coradas pelo método de Gram; observar e identificar os processos físico-químicos que regem cada passo do procedimento; e, apresentar provas da existência de micróbios intimamente associados aos tecidos de nosso corpo.
MATERIAIS: Foram utilizados, durante a prática, primeiro pelo tutor, para a demonstração do que ocorre no processo de coloração: 02 tubos de ensaio; água; óleo de cozinha; solução de cristal violeta; lugol; e, fucsina. Depois, no processo de coloração, realizados pelos alunos: 01 cotonete; 01 lâmina de vidro para microscopia; solução de cristal violeta; lugol; fucsina; álcool; 03 Beckers com água para “lavagem”; 01 bico de bunsen; papel toalha; óleo para imersão (óleo mineral); e, microscópio óptico.
METODOLOGIA: Na primeira parte da aula, onde foram demonstrados os mecanismos da coloração de Gram pelo tutor, foram preparados dois tubos: no primeiro foi colocada a água e logo após o óleo de cozinha formando uma camada lipídica sob a água, no tubo. Logo após foram inseridas gotas da solução de cristal violeta, que por ter caráter hidrofílico, passou pela camada lipídica e