Recomendações Básicas para Manejo de Frangos de Corte
Manejo de Frangos de Corte
1. Introdução
1.1. Recomendações importantes para obter maior produtividade e qualidade.A produção de frangos coloniais diferencia-se do sistema de produção intensiva pela rusticidade das linhagens utilizadas e pelo manejo de produção adotado para estas aves.
No entanto, os cuidados com a saúde, alimento do plantel, adequação das instalações e acesso a água potável são fatores indispensáveis para a implantação desse sistema. Atentos a isso estaremos possibilitando a produção de animais sadios atendendo as expectativas do criador e ainda, tornando o produto final altamente competitivo com alto valor agregado. Com isso produzindo um produto diferenciado agregando valores como: textura, sabor e cor da carne. Atendendo a expectativa de um nicho de consumidores que busca um produto diferenciado. Esta publicação tem por objetivo orientar quanto as principais etapas de produção do frango colonial.
2. Localização do aviário O aviário deve ser isolado de outras instalações e criações, seco, arejado, protegido dos ventos fortes dominantes. Locais elevados dentro da propriedade são os mais indicados, evitando as baixadas e proximidades de lagos ou córregos. Deve estar fora do fluxo de trânsito de carros e pessoas, ter água limpa e potável em abundância, deve ter espaço compatível com a quantidade de aves a serem criadas.
3. Instalações
Quando existe alguma instalação na propriedade que possa ser adaptada ao criatório de aves, essa pode ser utilizada, desde que respeite as condições ideais necessárias à atividade. O aviário deve ser construído de maneira a facilitar o recebimento de pintos, abastecimento de água, alimento, retirada de aves adultas, cama , limpeza e desinfecção, além da preocupação com as normas sanitárias e prevenção às doenças. A orientação solar correta é no sentido LESTE-OESTE de maneira que o sol transpasse sobre a cumeeira nos meses mais quentes do ano.
3.1. O galpão é formado das