Trabalho
Significado de biomagnetismo:
Sensibilidade e reatividade dos seres vivos a campos magnéticos (terrestre ou artificiais).
Na verdade, os métodos que os animais empregam para encontrar suas rotas de migração são ainda mais interessantes do que um sistema GPS. Alguns de seus métodos de navegação são tão estranhos que nem mesmo conseguimos compreendê-los.
Campo magnético - a Terra dispõe de um campo magnético que geralmente não pode ser detectado por seres humanos desprovidos de uma bússola. No entanto, algumas espécies de animais têm capacidade de detectar esse campo e podem utilizá-lo em suas migrações. Os morcegos e as tartarugas marinhas utilizam informações magnéticas para encontrar seu caminho. Algumas espécies de bactérias podem até depender apenas do campo magnético como orientação.
Não estamos 100% certos sobre como os animais detectam o campo magnético, mas pequenas partículas de um mineral magnético chamado magnetita foram localizadas no cérebro de certas espécies. Essas partículas podem reagir ao campo magnético e ativar nervos de maneira a enviar informações direcionais ao cérebro do animal.
Magnetobiologia é uma area de pesquisa em que são investigados os efeitos que os campos magnéticos podem produzir sobre os organismos vivos.Já as pesquisas em biomagnetismo se orientam em sentido contrário: ao invés de estudar os efeitos dos campos magnéticos sobre os seres vivos, o que é feito é medir os campos que são produzidos por esses seres. Por necessitar de instrumental sensível que foi desenvolvido somente na década de 70, a área de biomagnetismo é relativamente nova quando comparada com outras áreas interdisciplinares envolvendo a Física. ai eu tendei isso soo saoo os Biomagneticos!
Tartaruga marinha:
Bebês de tartarugas marinhas são capazes de encontrar seu caminho em uma rota de migração de quase 13 mil quilômetros na primeira vez que a percorrem. Os cientistas