trabalho
(Ensaio para ser aprofundado, mas pretende trazer presente elementos do método marxista e fazer uma reflexão sobre o método e como melhorar o trabalho de base dos militantes do MST.)
Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa sobre o método metafísico e dialético. Tem o objetivo de contribuir nas análises internas do MST, pois, se ampliar a quantidade de militantes que entendam a história, de modo dialético, com certeza teremos muitos avanços na formação de militantes e no fortalecimento da organização. A primeira parte do trabalho apresenta de forma resumida o significado, a influência do método metafísico, destacando-se seus princípios e o desenvolvimento da lógica formal. Na parte seguinte desenvolve-se o método dialético, suas características, sua formação histórica e suas leis. Procura aprofundar o entendimento colocando exemplos, relacionados com nossa prática.
Toda pesquisa tem seus objetivos específicos. Esse pequeno ensaio precisa ser aprofundado e relacionar melhor no conjunto com os exemplos citados, pois os exemplos do nosso cotidiano podem facilitar a compreensão das características da dialética, mas precisa ter cuidado para não cair na superficialidade da teoria e perder sua riqueza. Se esse propósito for alcançado e contribuir com a militância no trabalho de base e no fortalecimento de nossa organização está de bom tamanho.
1) Método Metafísico Engels afirma que o método metafísico considera as coisas como feitas em definitivo, como imutáveis. Escapam a ele o movimento e as causas das modificações. Quando falamos em método metafísico estamos, com essa expressão, querendo significar um método que ignora e desconhece a realidade do movimento e da transformação. A metafísica ignora o movimento, em favor do repouso, a transformação em favor do idêntico. Acreditar que o capitalismo é eterno, é raciocinar metafisicamente. Para o metafísico o homem é eterno, logo, é imutável. O metafísico