trabalho
ESPIONAR FUNCIONÁRIOS,DIZ MPT-PARANÁ’’. DISCIPLINA: SISTEMA DE INFORMAÇÃO;ÉTICA;política e sociedade,economia e modeleo de gestão.
Samambaia-DF
2014
lucineide rodrigues taborda
DISCUTINDO OS ASPECTOS ABORDADOS NO ARTIGO
“HSBC É MULTADO EM 67,5 MILHÕES POR
ESPIONAR FUNCIONÁRIOS,DIZ MPT-PR
DISCIPLINAS:SISTEMA DE INFORMAÇÃO;ÉTICA;POLÍTICA
E SOCIEDADE,ECONOMIA E MODELO DE GESTÃO.
Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Atividades Interdisciplinares: Portfólio Individual.
Prof: Henry T.Nonaka
Márcia Bastos
Joenice L. Santos
Monica Maria Silva
Samambaia-DF
2014
1. INTRODUÇÃO
Ao ser relatado que o Banco HSBC foi multado por espionar funcionários, cabe ao Ministério Público do Trabalho do Paraná condenar o Banco por danos morais e coletivos.
Os danos morais individuais se configura quando a honra,a dignidade,a intimidade,a imagem,a reputação da pessoa do trabalhador são atingidas por ato abusivo ou lícito do empregador,no âmbito da relação empregatícia,tendo como pressupostos a dor moral,humilhação e o constrangimento.Ressaltando os danos morais coletivos,ele apresenta um tratamento,meta e trans-individual,ou seja,é relacionado aos direitos difusos e coletivos de uma comunidade de indivíduos.
No caso de trabalhadores o dano moral coletivo relacionado ao processo do banco HSBC pode ser verificado em qualquer abalo no patrimônio moral de uma coletividade a merecer algum tipo de reparação á violação a direitos difusos,coletivos ou eventualmente direitos individuais homogêneos. O dano Moral suscita,para sua proteção,o ajuizamento,geralmente de ações atomizadas por qualquer indivíduo que se sentir lesado.Quanto ao dano moral coletivo,por sua vez,somente pode