Trabalho
A abertura de venda dará o tom de toda sua conversa com o cliente, o objetivo disso é vencer a resistência inicial do cliente, de modo a estabelecer um relacionamento pessoal sendo muito mais eficaz que o relacionamento convencional vendedor/cliente. O segredo é o “ Bate-papo “, significa conversar um pouco, a qualidade de seu diálogo representa tudo no começo do atendimento, procure deixar o cliente a vontade, estabeleça um relacionamento personalizado com o cliente usando linhas de abertura exclusivas, pessoais e criativas.
Para abrir a venda com eficácia, use uma boa linha de abertura e evite frases negativas e estimule uma conversa, sem ligação direta com as vendas. O percentual de clientes que está realmente “ só olhando “ é tão pequeno que, como regra, faz sentido nunca acreditar que o cliente está “ só olhando “, aja de uma forma mais amigável do que ameaçadora. Ao fazer a abordagem, procure ter algo nas mãos, parecendo ocupado, isto dá a impressão aos clientes que você tem alguma coisa em mente, diferente de encostá-los na parede e tirar-lhes o dinheiro, parecer ocupado tem sido sempre uma boa estratégia para abrir a venda.
Uma ótima estratégia é a técnica do desvio de 180 graus, ele consiste apenas em que você se aproxime do cliente dizendo “ bom dia “ ou “ boa tarde “ , desvie até uma distância segura e diga algo como: “ posso lhe fazer uma pergunta? “, na maioria das vezes, o cliente irá se virar, dar alguns passos em sua direção e dizer “claro “. O grande problema é, que pergunta? É aí que entra o vendedor e suas habilidades.
Evite fazer perguntas que possam ser respondidas com uma simples palavra com sim ou não. Se você costuma ter pressa na abertura da venda, diminua seu ritmo, a mercadoria não vai fugir, nem seus clientes, se você vai fazer um elogio, faça isso com cuidado, porque ele pode se voltar contra você. As pessoas ficam mais à vontade quando estão conversando com alguém que parece sinceramente