Psicologia do desenvolvimento
Curso de Comunicação 2013-16
Mónica Costa
Área de Aplicação da Psicologia
A psicologia do desenvolvimento é a ciência que foca os seus interesses na área do crescimento humano. Os especialistas, desta vertente da psicologia, procuram estudar e compreender os processos do desenvolvimento pré-natal (período que antecede o nascimento) e pós-natal (período que ocorre após o nascimento), bem como tentam investigar e estabelecer os princípios e as leis da maturação, ou seja, do desenvolvimento do nosso comportamento ao longo da vida.
O crescimento humano é baseado em factores biológicos que fazem o ser humano crescer fisicamente e ocorrem naturalmente durante os primeiros estágios da sua vida. O desenvolvimento, no entanto, é o produto do crescimento psicológico e social, enfatizado por ambientes e factores de comportamento individual, por vezes, mais simplesmente referido como maturidade. Embora ambos os processos naturais sejam muito diferentes, tanto o crescimento quanto o desenvolvimento são etapas intimamente relacionadas na criação de adultos saudáveis.
Os Estudos longitudinais são usados nos mais diversos campos de pesquisa tais como: Psicologia, Medicina (em especial na Epidemiologia de doenças), como também na Economia e Sociologia.
Nos estudos longitudinais, os pesquisadores estão interessados na trajectória de vida dos indivíduos incluídos na amostra, o que permite uma compreensão mais profunda sobre as relações entre as variáveis observadas, como, por exemplo, entre o nível educacional e empregabilidade, entre a formação profissional e actuação da área, etc.
A estrutura de um estudo transversal é semelhante à de um estudo de corte, no entanto, nos estudos transversais todas as medições são feitas num único "momento", não existindo, portanto, período de seguimento dos indivíduos. Para levar a cabo um estudo transversal o investigador tem que, primeiro, definir a questão a responder, depois, definir a população a estudar e um método de escolha